Hoje, decidi seguir o primeiro mandamento do Feng Shui: deitar o lixo fora! A nossa casa é um reflexo de nós próprias e, se há lixo na nossa casa, há certamente pouco espaço para ideias frescas. Vejam se se identificam com isto: já há alguns meses - para não dizer anos - que tenho umas cinco gavetas cheias de coisas que não uso e outras que uso. Para chegar àquelas coisas que preciso, às vezes não as encontro, ou porque a gaveta está demasiado desarrumada ou porque está tão simplesmente cheia de coisas, que não consigo sequer abri-la! Às vezes até compro coisas novas quando tenho tudo o que preciso perdido nas infames gavetas. E vou adiando e adiando e hoje foi o dia! Acabei de arrumar a primeira gaveta da casa e já estou muito mais satisfeita e pronta para a vida :) Até já respiro melhor. Façam o mesmo com as roupas que não usem ou os papeis que estão espalhados pela casa.
Não pode haver super mulheres se as suas casas estiverem cheias de super lixo... Experimentem! Eu cá vou continuando...
Este lugar é dedicado a todas as Mulheres que querem Superar-se, e aos ingredientes que fazem uma Super Mulher!
sexta-feira, 26 de julho de 2013
quarta-feira, 24 de julho de 2013
Superalimento: Aveia - ajuda na saúde, na boa forma física e no sono.
Saúde do Coração:
A aveia é um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis. Dos solúvies, os mais importantes são os beta-glucans: ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) sem afetar o bom colesterol (HDL), ao formar uma substância gelosa, que aprisiona os ácidos transportadores do mau colesterol, reduzindo a absorção do mesmo pela corrente sanguínea e suas células. Também contém antioxidantes, chamados tocotrienols, que formam Vitamina E e tocopherols. Estes tocotrienols reduzem os radicais livres (provenientes do processo de combustão por oxigénio - ao respirar o oxigénio entra nas nossas células e saem os radicais livres que, por sua vez, oxidam as nossas células, degradando-as) responsáveis pela degradação das nossas células, inibindo também a síntese do colesterol.
Níveis de Açúcar no Sangue:
Os beta glucans presentes na aveia também ajudam a desacelerar o aumento dos níveis de glucose no sangue, depois de uma refeição e ajuda a atrasar a absorção para as células. A substância gelosa formada pelos beta glucans aumenta a viscosidade do conteúdo do estômago e intestino delgado, lentificando a digestão e prolongando a absorção de carbohidratos na corrente sanguínea. Isto significa que se evitam assim flutuações drásticas nos níveis de açúcar no sangue depois de comer, sendo substituídas por um nível de glucose estável. Isto é muito benéfico para diabéticos e qualquer pessoa que queira emagrecer. A ingestão de cereais integrais, fruta fresca e vegetais também oferecem estes benefícios.
Controlo de Peso e Exercício:
Ajuda a reduzir a vontade de comer ao manter uma sensação de saciedade por mais tempo, devido à absorção lenta. Assim, ajuda a perder peso de uma forma eficaz. A aveia também ajuda a melhorar o desempenho atlético ao facultar as calorias necessárias para o exercício físico. Melhora o metabolismo, quando ingerida uma hora antes do treino.
Proteção contra o Cancro:
A aveia contém pyotoquímicos (químicos presentes nas plantas que têm sido associadas à proteção contra cancros do foro das doenças crónicas) e, um bom equilíbrio de ácidos gordos. A aveia também têm vitaminas tais como a tiamina, ácido fólico, biotina e minerais tais como o zinco, o selénio, cobre, ferro, manganésio e magnésio.
http://dietquery.wordpress.com/2010/03/27/why-eat-oats-nutrition-facts-health-benefits/
Na cultura portuguesa ainda se pensa muito na aveia em formato doce, com açúcar e leite. Mas existem várias formas de fazer aveia. A papa de aveia era a preferida da minha filha quando passou do leite para as papas e sopas. Costumava fazer-lhe uma papa de aveia (inspirada numa entrevista que vi a Cameron Diaz na Oprah, em que ela fala da sua "mean vegetable oats") passada na varinha mágica ou Bimby, com legumes e carne/peixe e azeite (colocar no fim) à noite, antes de dormir, pois é um alimento naturalmente calmante que ajuda nos padrões de sono de bébés, crianças e adultos.
O Sono:
A aveia é uma preferência de muitos ao pequeno almoço, mas, nesse caso, aconselha-se tomar também um café, pois a aveia provoca a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue de uma forma natural e pode causar sonolência. A aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e ajuda a adormecer.
http://www.realbeauty.com/health/wellness/sleep-inducing-foods#slide-1
A Aveia ajuda na saúde, na boa forma física e no sono. É, assim, um alimento essencial para o equilíbrio e potência de uma Super Mulher!
A Super Dieta dos 2 Dias: 5:2
Super mulheres, já ouviram falar nesta mega dieta em que é permitido comer bem durante 5 dias da semana e fazer um semi-jejum durante 2?! Pois é, já não é preciso entrar em grandes sacrifícios para entrar em forma em pouco tempo. Consegue perder-se cerca de 4 quilos em 2 meses com esta super dieta! Oferece um bom método para perder peso facilmente, sem frustração e sem o tão temido efeito io-io. Sou contra qualquer dieta que seja perigosa ou prive o corpo de nutrientes essenciais. Este não é o caso. Já experimentei e resulta!
Vejam a revista Elle portuguesa de Agosto para um artigo sobre esta dieta.
O livro já está à venda (Ed. Lua de Papel).
Vejam a revista Elle portuguesa de Agosto para um artigo sobre esta dieta.
O livro já está à venda (Ed. Lua de Papel).
quarta-feira, 17 de julho de 2013
O Açúcar: um Inimigo Público
- Enfraquece o sistema imunitário, ao adormecer os nossos glóbulos brancos, impedindo-os de agir contra agressões;
- Pode diminuír a hormona do crescimento;
- Alimenta o cancro;
- Aumenta o colesterol - o açúcar causa inflamação nas paredes das veias e artérias, facilitando a fixação da gordura às mesmas, aumentando assim o colesterol ;
- Enfraquece a visão;
- Pode causar apatia e diminuição da actividade da criança;
- Pode interferir com a absorção de proteina;
- Causa alergias alimentares;
- Contribui para a Diabetes;
- Contribui para a eczema em crianças;
- Pode causar problemas cardiovasculares;
- Pode danificar a estrutura do ADN;
- Pode causar hiper-atividade, ansiedade, dificuldades na concentração e irritabilidade em crianças;
- Reduz a capacidade de defesa contra bactérias, aumentando o risco de contraír doenças infecciosas;
- Contribui para o crescimento descontrolado da Candidíase;
- Contribui para a Osteoporose
Parece ter o poder de potenciar qualquer fraqueza genetica já existente no organismo humano. Para prevenir contra estes efeitos, basta diminuír (muito ou um pouco, dependendo do consume habitual) o consumo açúcar simples! Não menosprezem o poder destrutivo deste alimento. Vai um docinho?
A alternativa mais saudável e a fonte de açúcar que deveriamos consumir é a fructose, existente na fruta. Mesmo assim, não se deve exceder uma certa dose de fruta/fructose por dia.
http://m.popsci.com/science/article/2013-03/9-reasons-avoid-sugar-if-your-life-depended-it?src=related&con=outbrain&obref=obinsite
http://nancyappleton.com/141-reasons-sugar-ruins-your-health/
http://www.globalhealingcenter.com/sugar-problem/refined-sugar-the-sweetest-poison-of-all
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2124212/Is-sugar-actually-poisonous-Researchers-say-sweet-stuff-fatal-health.html
http://sweetpoison.com.au
http://opinionator.blogs.nytimes.com/2013/02/27/its-the-sugar-folks/
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Superalimento: Spirulina - o Mágico Pó Verde e Protetor Solar!?
A spirulina é um dos superalimentos mais importantes! Tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. As pessoas adoram! Não só por ser um protetor natural contra o sol (forte razão pela qual escolhi o Verão para publicar esta mensagem), mas porque faz muitas outras coisas maravilhosas pelo nosso corpo. O que tem este pó verde que o torna tão mágico?
Para quem não sabe, a Spirulina é uma alga uni-celular com pelo menos 35 variedades. A sua coloração é verde azulada: verde da clorofila e o azul do pigmento exótico da phycocyanin.
Um SPF Natural: Devido à elevada concentração de antioxidantes na spirulina, quando a ingerimos diariamente, ficamos significativamente mais protegidos contra a radiação ultravioleta. Muitos naturopatas recomendam a substituição dos cremes SPF pela Spirulina: desde 2007 são feitos estudos para detetar potenciais riscos na ultilização de cremes SPF protetores solares com ingredientes como oxybenzone (benzophenone-3) e; também, devido à preocupação com deficiência da Vitamina D na pele, provocada pelo uso prolongado de SPF's. Usar ou não usar cremes spf com químicos?
A spirulina expande-se em contacto com a água do corpo, criando a sensação de saciedade. Também é rica em ácidos gordos, que são benéficos para a pele. Tem a maior concentração de proteina (em peso) do que qualquer outro alimento. Contém entre cerca de 65% a 71% e de muito fácil digestão. Contém a mesma quantidade de ferro que a carne vermelha, e ainda consegue ser mais facilmente absorvido.
Muitas pessoas preocupam-se em ingerir quantidades suficientes de proteina. A Spirulina é uma das melhores fontes de proteína que existe!
Esta mágica micro-alga também contribui para a construção do sangue: é rica em Vitaminas B, enzimas e phytonutrientes.
Tomada diariamente, a Spirulina é um poderoso tónico para o sistema imunitário, ajudando a proteger contra vírus, etc. Combate a inflamação e pode ajudar a reduzir sintomas de alergias.
Rica em GLA (Acido Linoleico), ajuda a amaciar a pele e o cabelo. É um grande componente do leite materno e é muito importante no desenvolvimento e crescimento. A Spirulina é o segundo alimento fonte do saudável GLA. Dito isto, não será boa ideia adicionar este superalimento à dieta das crianças também?
Quando utilizado em pó, pode ser adicionado a sumos, smoothies ou outras comidas.
Recomendo o smoothie de banana, maçã e frutos do bosque com uma colher de chá de sopa rasa de spirulina. A banana e a spirulina são sempre uma boa combinação. Muitas vezes não tenho muito tempo para almoçar e este smoothie é muito satisfatório!
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Super Alimentos
Para ser uma super mulher, nada como começar pelos famosos superalimentos, para uma superação de dentro para fora! O que são estes Superalimentos (Superfoods)? Os Superalimentos são os alimentos mais ricos em nutrientes e os mais poderosos do planeta. São como centrais energéticas e têm uma maior concentração de nutrientes de fácil digestão, queimam gorduras, têm vitaminhas e sais minerais que ajudam no melhoramento do sistema imunitário e sua desentoxicação, permitindo que o corpo se defenda contra as agressões externas, prevenindo assim muitas doenças. Também contêm ácidos gordos essenciais e bactérias saudáveis que assistem o funcionamento eficaz do nosso aparelho digestivo. Ao aumentar as nossas defesas e o funcionamento da nossa "máquina", estes alimentos contribuem para um maior bem-estar, melhor raciocínio, altos níveis de energia e, consequentemente, maior produtividade no dia-a-dia. A ingestão destes superalimentos é um primeiro passo para uma vida plena e até para escolhas mais acertadas.Quando comecei a incluír estes alimentos na minha rotina diária, obtive resultados surpreendentes a nível físico, intelectual e até espiritual. Tudo começou a funcionar melhor, a minha pele melhorou e até ajudou a perder os quilinhos a mais! Mas não basta comer superalimentos; temos também de nos livrar de outros que nos tiram a energia ou baixam as nossas defesas. Também existem e vou falar deles mais à frente. Ao substituir alimentos pobres por superalimentos, estamos a exercer a prevenção contra a intoxicação do nosso corpo e muitas doenças, incluíndo vários cancros. A lista de superalimentos é extensa. Aqui, regularmente, falarei de um diferente.
Lista de alguns Superalimentos:
Spirulina
Erva Trigo
Salmão
Feijão
Ovos
Açaí
Maçã
Pera Abacate
Aveia
Nozes
Espinafres
Couve-flor
Azeitonas
Morangos
Cereais Integrais
Sementes de Girassol
Espargos
Bróculos
Leite Magro
Batata Doce
Sementes de Linhaça
Mirtilo
Kiwi
Chá Verde
Super Mulheres!
Sempre me interessei por saúde e pela beleza de dentro
para fora. Todas as mulheres são e podem ser lindas e todas são únicas! Quantas
vezes nos sentimos super e outras vezes nem tanto? Não sou médica ou
nutricionista, mas já muitas vezes me chamaram enciclopédia de nutrição.
Costumo dar conselhos e gosto de explicar porque é que as coisas funcionam e
como. Sempre preferi prevenir do que remediar e em certa altura da minha vida,
escolhi um modo de vida saudável que me permitisse ter muita energia e ser
feliz em qualquer contexto, bom ou mau. Não quero com isto dizer que as asneiras e a diversão estejam
fora de questão: tudo em moderação. "A little bit of this and a little bit of
that..." Os
resultados estão à vista, e por isso gostaria de partilhar convosco tudo o que
tenho aprendido e mudado na minha vida.Este blog não tem a pretensão de artigo científico, apenas a partilha de informação e motivar a pesquisa mais aprofundada dos assuntos que forem do interesse de cada uma. Bem-vindas Super Mulheres!
Subscrever:
Mensagens (Atom)