Saúde do Coração:
A aveia é um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis. Dos solúvies, os mais importantes são os beta-glucans: ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) sem afetar o bom colesterol (HDL), ao formar uma substância gelosa, que aprisiona os ácidos transportadores do mau colesterol, reduzindo a absorção do mesmo pela corrente sanguínea e suas células. Também contém antioxidantes, chamados tocotrienols, que formam Vitamina E e tocopherols. Estes tocotrienols reduzem os radicais livres (provenientes do processo de combustão por oxigénio - ao respirar o oxigénio entra nas nossas células e saem os radicais livres que, por sua vez, oxidam as nossas células, degradando-as) responsáveis pela degradação das nossas células, inibindo também a síntese do colesterol.
Níveis de Açúcar no Sangue:
Os beta glucans presentes na aveia também ajudam a desacelerar o aumento dos níveis de glucose no sangue, depois de uma refeição e ajuda a atrasar a absorção para as células. A substância gelosa formada pelos beta glucans aumenta a viscosidade do conteúdo do estômago e intestino delgado, lentificando a digestão e prolongando a absorção de carbohidratos na corrente sanguínea. Isto significa que se evitam assim flutuações drásticas nos níveis de açúcar no sangue depois de comer, sendo substituídas por um nível de glucose estável. Isto é muito benéfico para diabéticos e qualquer pessoa que queira emagrecer. A ingestão de cereais integrais, fruta fresca e vegetais também oferecem estes benefícios.
Controlo de Peso e Exercício:
Ajuda a reduzir a vontade de comer ao manter uma sensação de saciedade por mais tempo, devido à absorção lenta. Assim, ajuda a perder peso de uma forma eficaz. A aveia também ajuda a melhorar o desempenho atlético ao facultar as calorias necessárias para o exercício físico. Melhora o metabolismo, quando ingerida uma hora antes do treino.
Proteção contra o Cancro:
A aveia contém pyotoquímicos (químicos presentes nas plantas que têm sido associadas à proteção contra cancros do foro das doenças crónicas) e, um bom equilíbrio de ácidos gordos. A aveia também têm vitaminas tais como a tiamina, ácido fólico, biotina e minerais tais como o zinco, o selénio, cobre, ferro, manganésio e magnésio.
http://dietquery.wordpress.com/2010/03/27/why-eat-oats-nutrition-facts-health-benefits/
Na cultura portuguesa ainda se pensa muito na aveia em formato doce, com açúcar e leite. Mas existem várias formas de fazer aveia. A papa de aveia era a preferida da minha filha quando passou do leite para as papas e sopas. Costumava fazer-lhe uma papa de aveia (inspirada numa entrevista que vi a Cameron Diaz na Oprah, em que ela fala da sua "mean vegetable oats") passada na varinha mágica ou Bimby, com legumes e carne/peixe e azeite (colocar no fim) à noite, antes de dormir, pois é um alimento naturalmente calmante que ajuda nos padrões de sono de bébés, crianças e adultos.
O Sono:
A aveia é uma preferência de muitos ao pequeno almoço, mas, nesse caso, aconselha-se tomar também um café, pois a aveia provoca a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue de uma forma natural e pode causar sonolência. A aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e ajuda a adormecer.
http://www.realbeauty.com/health/wellness/sleep-inducing-foods#slide-1
A Aveia ajuda na saúde, na boa forma física e no sono. É, assim, um alimento essencial para o equilíbrio e potência de uma Super Mulher!
Sem comentários:
Enviar um comentário